Pular para o conteúdo principal

Cansei de ser professor. Agora serei motorista de ônibus, eletricista instalador, desenhista, matemático... (Um "da Vinci" moderno?)

Olá, caro leitor e cara leitora! Como vai?

Este é o primeiro texto para inaugurar o blog EltônibusQuando eu pensava em possíveis títulos para meu primeiro artigo no LinkedIn, vieram as seguintes ideias:

  1. O professor que fracassou ou O primeiro artigo-desabafo-lamúria
  2. Queixumes de um ex-professor 
  3. Ensino superior é furada! Vou pro técnico! 
  4. Cansei de ser professor. Agora serei eletricista instalador, motorista de ônibus, desenhista, matemático, ou até engenheiro,... (What? Um "da Vinci" moderno?)
  5. Caindo na real: a docência não é minha vocação
  6. O professor que virou suco (sugerido por um leitor)
  7. O que realmente eu gosto de fazer? (sugerido por um leitor)
Consultei uns amigos para ver qual desses títulos eles gostariam se fosse um link e predominou o título 4, que combina melhor com o contexto.
Pensei duas, três, quatro,... n vezes antes de escrever este primeiro "artigo-desabafo". Passei mais de um ano ruminando essa hipótese.




Assim decidi: Vou ver o que acontece se eu postar um artigo desse tipo. Peguei umas citações capazes de me inspirar - dá-lhe Winston Churchill - e tomei cuidado com a escrita, li e reli o rascunho no Bloco de Notas, levando em conta o ditado: 
Tome cuidado com o que fala, pois não tem como retornar as balas para os canhões.
Já que as palavras são como balas de canhão prontas a destruir um alvo, cogitei mais um pouco:

Sobre a primeira impressão? É o que fica.

Meu ponto de vista é interessante ou medíocre? Reflexão.
Vou atender as expectativas de um público bem profissional? Humildade. 
Isso me afetará? Resiliência e "bola pra frente".
Se terá repercussão positiva, bem!
Se não tiver, Amém!
...

Vamos lá!
Transcrevo abaixo a minha carta de despedida que deixei na escola onde trabalhei cinco meses como professor designado. Quem sabe, o que passei como professor de Matemática em escola pública possa ajudar quem vivenciou uma situação semelhante.


Caros alunos e alunas,
"Perdi muito tempo até aprender que não se guardam as palavras. Ou você as fala, ou as escreve ou então elas te sufocam" (Clarice Lispector). Para mim, é difícil falar o que sinto. Então, o que vou escrever agora pode soar como notícia boa para uns e má notícia para outros.
Assim, eu desabafo: NÃO serei mais o professor de vocês. Ensinar crianças e adolescentes a pensar não é minha vocação, porque sou muito apático, ignorante, frio, chato e introvertido; além de encontrar o desinteresse pela Matemática; o abuso de celulares, a falta de ética, valores morais e bons costumes; e a falta de silêncio, de empatia e de respeito como obstáculos para que eu tentasse ser "a ponte" entre vocês e a Matemática. "Ninguém aprende aquilo que não quer, por consequência, nunca será possível ensinar nada para quem não quer aprender" (autor desconhecido). Realmente, essa frase faz sentido.
Peço desculpas às minhas falhas e limitações. Só posso cobrar dos outros as virtudes que tenho. Aos alunos exemplares, continuem perseverando na dedicação, no compromisso e na responsabilidade por seus estudos. Agindo assim, vocês conseguirão o que merecem. Espero que venha um professor (ou uma professora) melhor do que eu, pois não sou digno de ser o professor de vocês. Queria fazer a diferença na vidas das pessoas... Fracassei. E do jeito que vai a Educação no Brasil, em Minas e até aqui em Carrancas, seja o que Deus quiser... Não é questão de desistir, é questão de perceber que não vale mais a pena. Espero que o que escrevei toque a consciência e o coração de cada um. 
E quanto a mim, vou me dedicar a outras coisas que gosto. Obrigado por esses cinco meses que trabalhamos juntos.
Fiquem com Deus! A gente se vê por aí...!


Elton Ribeiro da Cruz
Ex-professor de Matemática.

Experimentei e detestei. Ser professor realmente não é minha missão de vida. Apostei no Ensino Superior e quebrei a cara, vendo o descaso que temos pela educação (tanto a "de berço" quanto a "da escola"). Assim, aproveito esse erro como aprendizado e corro atrás do prejuízo: fazer um curso profissionalizante, experimentar o Ensino Técnico, resgatar alguns hobbies e aprimorar o inglês/espanhol (e futuramente o italiano) no Duolingo e no USA Learns...


Continuo discernindo a minha missão de vida, nem que seja atuando como eletricista instalador, motorista de ônibus, desenhista, matemático, ou até engenheiro... Ou os cinco ofícios "juntos e misturados"? What? Versão contemporânea do Leonardo da Vinci?




Que Deus me ajude e Nossa Senhora, São José e São Cristóvão intercedam por mim a Nosso Senhor Jesus Cristo e me protejam nessa nova empreitada.
Findado o queixume, o que você, leitor, leitora, pensa sobre isso? (Puxões de orelha são válidos!)
Obrigado por sua atenção!
Até a próxima (Será que vai ter próxima?),





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A apresentação de um(a) motorista rodoviário(a)

O motorista é o cartão de visitas da empresa. Fonte: Google Imagens Há um ditado que diz: "Na vida, tudo é passageiro... Exceto o motorista e o cobrador". Como esses dois não passam (na ideia de estarem presentes), daremos ênfase ao (à) profissional motorista e a importância da sua apresentação no ônibus rodoviário.

Opinião: as cinco pinturas mais bonitas de ônibus

Como busólogo/busófilo, também tenho as empresas que mais gosto, quando se fala das pinturas ou da plotagem adotada na frota. Vou considerar as empresas que atuam em minha região (Campo das Vertentes de Minas, Região Metropolitana e Sul de Minas). Algumas fotos são grandes; por isso, a página pode demorar a carregar.

Por que o blog tem esse nome?

Eltônibus Eis o motivo desse nome: Elton  = meu nome, que veio do inglês antigo (Anglo-Saxão), significando "Antigo e habitado"; "Vindo da cidade de Ella (Elá)"; "do lugar das enguias" ou "da cidade antiga". Ônibus  = veículo de grande porte para transportar passageiros, palavra que veio do latim " omnibus ", que significa "para todos". Portanto: Eltônibus = Elton + ônibus