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A apresentação de um(a) motorista rodoviário(a)

O motorista é o cartão de visitas da empresa. Fonte: Google Imagens

Há um ditado que diz: "Na vida, tudo é passageiro... Exceto o motorista e o cobrador". Como esses dois não passam (na ideia de estarem presentes), daremos ênfase ao (à) profissional motorista e a importância da sua apresentação no ônibus rodoviário.

Introdução

O motorista ou a motorista de ônibus faz funcionar as engrenagens do setor de transporte, conduzindo vidas, além de conhecer itinerários, leis de trânsito e normas de segurança. Sua ferramenta de trabalho, o ônibus, deve ser/estar inspecionado, em boas condições para rodagem.

Entendemos por apresentação como o ato de (se) apresentar perante a(s) outra(s) pessoa(s); tem a ver com o porte pessoal, o aspecto, a aparência ou a postura de alguém.

A apresentação faz parte do relacionamento interpessoal, que trata do estabelecimento de contato entre pessoas no contexto familiar, escolar, profissional ou na sociedade. No entanto, o que isso tem a ver com o motorista? Muita coisa! Não é só entrar no ônibus, ligar o motor e sair sem dar alguma satisfação aos passageiros.

Seja trabalhando na área de transporte rodoviário, fretamento ou turismo, em um dado momento antes da viagem ele tem que se apresentar aos passageiros para dar instruções.
O motorista é o cartão de visitas da empresa/viação.
Os condutores costumam seguir um roteiro: saudação, informação do tempo previsto de viagem, anúncio dos pontos de parada, localização das saídas de emergência, avisos e restrições dentro do veículo, utilização dos equipamentos obrigatórios de segurança, agradecimento.

Como o motorista deve se portar?

  • Ser cordial, cortês e bem educado;
  • Estar bem vestido e alinhado à política de uniformes da empresa/viação (boa aparência pessoal e profissional);
  • Manter uma boa postura corporal;
  • Utilizar gestos simples e discretos para ilustrar a mensagem que deseja transmitir;
  • Sorrir! Vale usar do bom humor para "quebrar o gelo" da viagem;
  • Ser um bom ouvinte;
  • Falar claramente e usar as palavras mágicas "por favor", "com licença", "obrigado", "desculpe";
  • Desenvolver a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro;
  • Manter o equilíbrio diante de situações adversas.
A seguir, dicas de dois profissionais do volante:
Motorista Eduardo (conhecido como "Brum Brum"):

Motorista Gustavo Monteiro (do canal Gustavo Interestadual):

A apresentação tem suas vantagens...

Os passageiros conhecerão o que pode ou não pode fazer dentro do veículo.
A relação entre motorista e passageiros será mais amistosa e confiável.
A viagem se torna mais tranquila. Em uma eventual emergência, os passageiros saberão o que fazer.

... e desvantagens

O tempo gasto para se apresentar aos passageiros.
O esquecimento de detalhes importantes por parte do motorista.
Há passageiros que não prestam atenção.

Exemplos

Motorista instrutor Cavalcante - Viação UTIL

Motorista Erlei - Viação Itapemirim (ensaio)


Apresentação do motorista Ricieri - Viação Cometa (viagem especial no ônibus CMA Flecha Azul)

Não é preciso dar aquele discurso a la Luther King, Steve Jobs ou Oprah Winfrey... Veja outro exemplo:

Apresentação do motorista Brito (forma breve) - Auto Viação 1001

Se o motorista negligenciar a apresentação, os passageiros podem ficar desorientados. Caso aconteça algum imprevisto ou problema - como uma falha no motor, alguém adoecer ou mesmo um acidente - a responsabilidade recairá sobre o condutor.

Muitos choferes têm dificuldades para lidar com o público (pode ser o acanhamento, a timidez, insegurança, vergonha de se expor). Alguns até chegam a ter suor e calafrios só pensar em falar e encarar os passageiros, e aí o motorista "foge" para o volante e pede que o auxiliar de viagem ou o despachante dê as instruções...
"Pare o mundo, que eu quero descer!"
"A que ponto chegamos?" "Pare o mundo, que eu quero descer!"

Uma forma de contornar essa dificuldade é treinamento, orientação e apoio psicológico para acabar com a vergonha. Muitas empresas, como a Gontijo, a Viação Águia Branca, a UTIL e a Viação Itapemirim fornecem essa capacitação para os profissionais.

Conclusão

O(a) motorista de ônibus rodoviário é um(a) profissional importante por transportar vidas a bordo. Depois que todos os passageiros embarcaram e estão identificados, o condutor se apresenta e fornece instruções de viagem. Vimos o que o profissional deve fazer, como se comportar e os atributos de uma apresentação.

Na sua região, os motoristas rodoviários se apresentam aos passageiros? De que forma? Por que alguns fazem apresentação e outros não? E você, motorista, tem informado bem os seus passageiros?

Até a próxima!

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Observação: Tenho dúvidas se, dado o ambiente agitado do transporte coletivo urbano, o motorista [de ônibus] urbano ou semiurbano precisaria se apresentar aos passageiros quando começa a rodar no ponto de origem/destino dentro da cidade.

P. S. 1: Em um próximo artigo falarei delas, as mulheres motoristas de ônibus!

P. S. 2: Esse texto também está no LinkedIn!

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